A decisão foi tomada em 2004: a Porsche começa a planejar a construção de um museu para contar sua história aos visitantes de todo o mundo. Separou para esse propósito nada menos que 50 milhões de euros, sem esperar que tudo isso custaria pelo menos o dobro.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uuvLlQyDFbwaEQ0U7bvRNrU9p97Mhu05dW83ICaUw6mv0g0s6B3xFuCz_SvzkTWyHHL21SFduVUFb5L869tSvFMkoQdSVVzRZCmZdz1A3XplmmJjiqR6FVUZkHK4MUPuq-yAnrBCCtbyXLFCS4I7A3iiaQEC4S0b287AwMIF1Ukw=s0-d)
Museu Porsche, Entrada Principal, © wikicommons, de Rudolf Simon.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_ta-W2tYWbhiIoZoFKimB32PCBDFWONUEV2WzHNXwln8bKDy1ZPn6PWrbbBuWP7dbDhFuy1aISvQTHU7GImHlOSpvCS3JcJgC9ScnNefe9doCL09OhPuUKvuB8Hwkb4YOjcvyH01cAUsxuKYa92-SScZ4CWepgBTdevoZHPrLM=s0-d)
© Delugan Meissl Associated Architects.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sJaZMc3in-XdFl7ak8WYyMi6N9ObHMB0H3mWXlO8qIO9OOn-TIH95GBHRPn6TeOylo5hlYop8t7JJQaYIOGUE5AeEF5O9ZJETJgUe8AxQiD9IS3bAM0gEZYuu46QpbEQ_jGpY1wzyPrwkhIjmX9tOSQMy0fGu1gFBvRoyl0aQ-nVw=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_urtB0tL1W4z6iGvy6BrtdkM0KUDtx5-PbEhKDrDRGyTgjkmT7bW5LHwMsnWy8RS3fAM4VpN8nT44s2rBCDt8rh4wTaljyjGNflKiwT8qYHSIC6PgS7qgroN8CnpKJPC_ajaVe8Af5J2ks36m_RyVxrqTFLcgwE9Ct7bjNNjbiyHS8=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tEMN6GNyKY7zVG4NzCiINiYDg7d92VzPchBOI_9yZ5KZO3K7woTKqgxyOJPOmZfKxgUxH6TNeLmETnOcIbVuyv25WFlMtTYoj08RhQBxX2WX7EXv2_VTAQJbQCDQGDUgrao5tlPhu1_HkBdWhzICql2PPKHS1J2lrKmPKgD0wa5jY=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sC4hmie8vzTqYFtFYLLdjYUZSKKRa1NOwQT24qELmP89Atg_P0LDRweAEHAhssdOlpt2BazBHaLhyu9FYkQ3wIgvj0fh72e9jRU_GRTjtKhiWhQv4cUsoUE185a4BiNOr7FVkUT0JbrhoPemZbELAndU98_K8gawXnBLNwy9HfgA=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_udutN-Ff9nyXOLl4s3AL4xDIOOVsDATi1qT8A8xsl214PiTgk2IQKkAW_AresJ6yjWC7NLH33yIn3x-D83AkBITcG-3Guk_OvGY8F7U8VVSjkr-lsqX8_BztrUe1gb26ION2Mv3LJZpS1uGg27lNHFND7sB_PCd6BcPfBAe0wZ81w=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sTWIhQeW419wxt4GL68RwnTG1xwUl60bSxCe4wyayCESqlGOXKn_LcVlajDFotX8drls4VoBbIXlEFaq3dm7cOAt5VzyO_v5_A8AGAWgrMUTGPFHLNOtuBxTbqm4DlYgkDauK6l9Vf4PkDI4Viyg8rKniwsnIILFWTIyowwvmT4A=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uUj78Bj6I3ghhJDXoACe3PwLWVwJaeCOiS7DuIi03kfHdZZ9HVgGcC-WJMvpAYl2FEnZnrCJfqtLKCs86Hhs_So3cQYXKsMBBrHJuZbibguo-qWq49WoBbe5WEow9Q1zMwxu0dy5htMBtME_7OvBmJSz7UrpMLLA0tqAa0UcKKWg=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
![alemanha, arquitetura, automovel, carro, delugan, maissl, museu, porsche, stuttgart](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s-25L42XxVgSN4BhbXh9dIkJDb4ZnFiDcSAZiOitLHndIwiegFDUicQBQX-rX__K1V2RQVTwyoYoLUUO6Qfwddo26Sw9fs3MQ8jCh8XcYfF7Pg0W4HyeirbgctqR6hBl8lJmhocv-sunPuwYadDOVAmn1rhA4l1Lx6rvjjsaLw1kE=s0-d)
Museu Porsche, © Izabela Americano.
fonte:http://obviousmag.org
Museu Porsche, Entrada Principal, © wikicommons, de Rudolf Simon.
O lugar não poderia ser outro: a mesma cidade onde está localizada a sede da empresa, Stuttgart, Alemanha. Toda a história da Porsche está intimamente ligada a esse centro urbano, e os amantes do carro de todo o planeta já associam a marca à cidade.
E o edifício não poderia ser um prédio qualquer. Teria que ser a edificação mais espetacular já construída na história da empresa. Por isso, a escolha do escritório de arquitetura que desenharia o projeto exigia todo o cuidado. Foi então aberto um concurso do qual participaram 170 escritórios de toda a Europa. Desses, 10 foram selecionados para uma segunda etapa. Em fevereiro de 2005 o processo foi encerrado, e o escolhido para desenhar o edifício foi Delugan Meissl Associated Architects, de Viena, Áustria.
E o edifício não poderia ser um prédio qualquer. Teria que ser a edificação mais espetacular já construída na história da empresa. Por isso, a escolha do escritório de arquitetura que desenharia o projeto exigia todo o cuidado. Foi então aberto um concurso do qual participaram 170 escritórios de toda a Europa. Desses, 10 foram selecionados para uma segunda etapa. Em fevereiro de 2005 o processo foi encerrado, e o escolhido para desenhar o edifício foi Delugan Meissl Associated Architects, de Viena, Áustria.
© Delugan Meissl Associated Architects.
O projeto de Delugan Meissl consiste em um edifício com um corpo dinâmico e monolítico, exatamente como são os carros produzidos pela empresa. Esse corpo monolítico está posicionado de forma a transmitir leveza, parecendo flutuar acima do primeiro piso. As formas não convencionais foram propositadas, pensadas de modo a atrair ainda mais as atenções.
Museu Porsche, Lado Oeste, © wikicommons, de Rudolf Simon.
Palavras como conhecimento, credibilidade, determinação, coragem, entusiasmo, força e independência são características da marca Porsche que foram traduzidas para a linguagem arquitetônica através do desenho do museu. Para Roman Delugan, co-fundador do Delugan Meissl Associated Architects, “o Porsche Museum representa a concepção de arquitetura que está em constante movimento no campo da interação entre os prédios e seus usuários”.
Com uma área de 5 mil metros quadrados, a área de exposição deveria ter espaço suficiente para abrigar 80 veículos históricos em meio a outras mostras que narrassem a história da empresa. Tudo isso seria organizado em um fluxo cronológico, compreendendo principalmente o período a partir de 1948, quando a Porsche fabricou seu primeiro carro esportivo. Além da exposição, seriam ofertados ali outros serviços, como um espaço de conferência, escritórios, loja do museu, entre outros.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
A obra começou em outubro de 2005. No final de 2006 toda a fundação do edifício estava completa. 21 mil metros cúbicos de concreto foram usados para a garagem subterrânea, nível térreo, segundo piso e vigas centrais de suporte. O espaço de exposição foi todo feito em estrutura metálica, finalizada no final de 2007, quando começaram as instalações do edifício e o acabamento interior. O edifício ficou pronto em dezembro de 2008 e foi inaugurado em janeiro de 2009.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
O público, ao entrar no edifício, atravessa o lobby e sobe uma rampa em direção à área de exposição. Dali é possível ter uma primeira vista do espaço e o visitante pode optar por seguir um caminho para a exposição cronológica ou seguir até a área central onde está a história dos produtos Porsche e as ilhas temáticas. Ambas as áreas estão ligadas pela secção denominada “Porsche Idea”, criada para expor os conceitos, o espírito e a paixão que inspiram o trabalho da empresa.
Além de abrigar e narrar o currículo da empresa em seus mais de cinco mil metros quadrados cheios de carros raros, preciosos e históricos, a concepção do Porsche Museum veio acompanhada de um plano de revitalização do seu entorno. Para isso, remodelaram a Porscheplatz (praça Porsche), valorizando ainda mais o local onde toda a história começou, e encantando os milhares de apaixonados por carros que por ali passam todos os anos.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
Museu Porsche, © Izabela Americano.
fonte:http://obviousmag.org