o carro do dia eh....mini cooper

MINI COOPER.....( me apaixonei desde  o dia em que assisti filme 'o amor nao tira ferias", que a Cameron Dias dirigia um)









                                                                      HISTORIA DO MINI COOPER
                                          por Jonathan Strickland - traduzido por HowStuffWorks Brasi

história do Mini começa em 1957, quando Leonard Lord, presidente da British Motor Corporation (BMC), decidiu desenvolver um carro pequeno confiável e eficiente para os consumidores. Naquela época, a Inglaterra estava no meio de uma crise de petróleo e carros econômicos eram uma necessidade. A maioria desses carros tinha motores abaixo de 700 cm3 (centímetros cúbicos) e eram chamados de microcarros (também conhecidos como "bubble cars" ou "carros-bolha"). A maior parte foi produzida na Alemanha, e eles normalmente eram difíceis e perigosos de dirigir. Lord deu ao projetista de automóveis Alec Issigonis a tarefa de criar um carro inglês que coubesse em uma caixa de aproximadamente 3 m de comprimento, por 1,2 m de largura e 1,2 m de altura. Além disso, o espaço para passageiros no carro tinha que englobar 60 % do comprimento do veículo.
Galeria de imagens do Mini (em inglês)
O projeto do conceito do primeiro Mini Cooper
Direito autoral da foto de 2002 a 2007: Keith Adams
O desenho do conceito do primeiro Mini  
O Mini Cooper de 1959
Direito autoral da foto de 2002 a 2007: Keith Adams 
O Mini de 1959 
Issigonis e sua equipe partiram do conceito à produção em dois anos, um ciclo de desenvolvimento incrivelmente curto para um carro totalmente novo. O segredo do tamanho do Mini era uma revolucionária disposição de motor. Issigonis decidiu criar um motor de montagem transversal, o que significa que ele projetou o carro de modo que o motor fosse montado de lado. Além disso ele colocou o motor na frente do carro, próximo às duas rodas dianteiras, que também eram as de tração. O peso adicional da frente do Mini deu ao carro mais estabilidade em curvas estreitas. O desenho de motor que ocupava pouco espaço permitiu que Issigonis criasse um compartimento de passageiros com mais espaço do que o previsto para um carro tão pequeno. A impressão que dá é que ele era maior por dentro do que visto de fora.
O pequeno carro também possuía um velocímetro (em inglês) central, rodas pequenas (posicionadas nos cantos do veículo, dando a ele um "ar de buldogue") e poucos acessórios. Leonard Lord viu a segunda geração de protótipos e decidiu produzir o Mini em larga escala. Em agosto de 1959, os primeiros Minis saíram das linhas de montagem e caíram nas mãos dos motoristas britânicos.
Em 1961, um construtor de carros de corrida chamado John Cooper se aproximou da BMC com a intenção de alterar o Mini para transformá-lo em um carro de corrida viável. Issigonis se opôs, pois achava que o Mini deveria ser um carro para todos. Cooper decidiu passar por cima de Issigonis e recebeu a bênção da BMC. O resultado da parceria foi o primeiro Mini Cooper, um carro que venceu diversas corridas, incluindo três vitórias no rali de Monte Carlo. Em 1963, Cooper fez mais alterações no desenho do motor e na carroceria. Ele chamou sua versão potenciada de Mini Cooper S.
O Mini Cooper de 1961
Direito autoral da foto de 2002 a 2007: Keith Adams 
O Mini Cooper de 1961
A BMC começou a vender os Minis no mercado norte-americano em 1960. Entre 1960 e 1967, aproximadamente 10 mil Minis foram vendidos nos EUA. Embora a BMC fosse encorajada pela resposta dos consumidores, os padrões de emissões que surgiram forçaram a empresa a parar com as exportações. A BMC concluiu que o custo de alteração do motor do Mini era muito grande, e disso resultou que os Estados Unidos não veriam um novo Mini disponível para compra até 2002.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

minhas criações

Gif animado de toca discos